top of page

Produções Audiovisuais

De curtas a documentários, nosso coletivo cultural traz produções autênticas e envolventes que exploram diversas temáticas sociais e culturais.

Captura de Tela 2024-03-22 às 20.45.02.png

01

Documentário METÁ-METÁ:
Terreiro da diversidade

O documentário explora o Terreiro como um espaço fundamental na promoção da diversidade. Por meio de entrevistas, imagens e narrativas, ele destaca como esses locais não apenas preservam tradições culturais ancestrais, mas também servem como centros de resistência e celebração da diversidade étnica, religiosa e cultural. Ao mergulhar na vida cotidiana dos praticantes e líderes religiosos, o documentário revela o papel vital dos Terreiros na construção de comunidades inclusivas e na promoção do respeito mútuo entre diferentes grupos sociais.

02

Iyá Kelma de Yemojá & Coletivo Ayoká | Comida de Santo é Para Toda Gente

Captura de Tela 2024-03-23 às 00.14.51.png

O projeto Territórios de Criação é uma incubadora que tem como guia a pluralidade destes povos, e a intenção de aumentar a capilaridade dessas manifestações artístico-culturais, com o propósito de se fazer ponte para a imbricação entre o saber da produção e o fazer arte, através de processos formativos colaborativos onde os conhecimentos ancestrais se alinham aos conhecimentos técnicos na execução de projetos culturais das mais diversas linguagens artísticas.

Captura de Tela 2024-03-23 às 00.18.17.png

03

De Grão em Grão se Faz a Tradição | O Documentário

De Grão em Grão se Faz a Tradição: as crianças na culinária de Axé" é um projeto que pretende realizar a 1ª Mostra Degustativa de Culinária de Axé, a partir das vivências das crianças de Candomblé.

A ideia nasceu das práticas vividas no próprio Candomblé, onde as crianças aprendem com os mais velhos e mais velhas, através da mitologia dos Òrìsà como respeitar a natureza, como reconhecer e manusear os grãos, as ervas, as frutas, as verduras, as leguminosas, as hortaliças e a importância de consumir alimentos ricos em fibras, minerais, alimentos gerados pela mãe terra.

Desta feita espera-se que o Projeto seja um espaço de conhecimentos e vivências da cultura alimentar do Candomblé de base africana e afro-brasileira, que possa colaborar para uma alimentação saudável e nutricional, com alimentos preparados pelas mãos das crianças sob supervisão dos adultos iniciados nessa tradição. O Projeto propõe dar visibilidade às comunidades tradicionais de terreiro com a publicação de um vídeo documentário: De Grão em Grão se Faz a Tradição: as crianças na culinária de Axé e este canal com informações e formações sobre a infância nas comunidades tradicionais de matriz africana (Candomblé).

bottom of page